quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Notícias do Clube de Património

O 5 de Outubro de 1910

No dia 4 de Outubro a escola EB 2,3 Gomes Teixeira de Armamar festejou 0 5 de Outubro de 1910.
O átrio da escola estava decorado com várias Bandeiras da República e da Monarquia, este elaborado pelos alunos do “Clube de Património” 6ºB e 6ºC.
À tarde por volta das 15h15 a presidente do Concelho Executivo, Cristina Mexia com breves palavras deu inicio ao festejo do 5 de Outubro com o Hino Nacional (A Portuguesa) cantado com as turmas do 6º Ano.


João Encarnação 6ºC



O 25 de Abril



Este ano, tal como em anos anteriores, a nossa Escola festejou o 25 de Abril de 1974.
No átrio de entrada da escola foram revividos os principais acontecimentos desse dia que marcou o início da liberdade no nosso país.
Ao som de músicas como “E depois do adeus” e “Grândola Vila Morena”, os alunos das turmas B e C do 6º ano, pertencentes ao Clube de Património, fizeram uma pequena representação ilustrando todos os acontecimentos desde a hora em que a senha de início da revolução passou aos microfones da rádio até à rendição de Marcelo Caetano.

João Encarnação 6º C





MOSTRA DE ACTIVIDADES ARTESANAIS

No dia 19 de Junho o Clube de Património desenvolveu uma actividade relacionada com a preservação de alguns trabalhos artesanais. Para isso, foram convidados alguns artesãos do concelho para mostrarem aos alunos e restante comunidade educativa, a sua arte. Estiveram presentes: o tanoeiro de Queimadela; o cesteiro de Fontelo; o marceneiro de Fontelo; e o Armador de São Cosmado. Para além destas profissões, foram ainda, representadas pelos alunos do clube algumas actividades também já em desuso. Foram elas, o pedreiro, o telheiro, o carpinteiro, e todo o ciclo que envolvia o trabalho do linho. Neste último agradecemos ao Rancho Folclórico de Lumiares o facto de nos ter cedido gentilmente todo o material de que dispõem representativo desta actividade.

A Mostra foi visitada por todos os alunos, mostrando estes muito interesse e participação.

Prof. Rui Gaspar

Sem comentários: